Geologia ambiental é o ramo da Geologia aplicada que investiga um amplo espectro de interações prováveis entre o Homem e o ambiente físico. Especificamente, é a aplicação da informação geológica para resolver conflitos, minimizando a possibilidade de degradação ambiental, ou maximizando a possibilidade de adequado uso do ambiente natural ou modificado.

Dentre as principais frentes, destacam-se coletas de amostras ambientais, investigações geológicas (sondagem geotécnica e ambiental), instalação de poços de monitoramento, investigação e avaliação de áreas contaminadas. Todos esses serviços contribuem para o entendimento da dinâmica ambiental, sendo ferramentas indispensáveis para monitoramentos ambientais, e remediação de áreas contaminadas.

Atento à crescente demanda do mercado com tecnologias que garantam qualidade e confiabilidade aos serviços de diagnóstico ambiental, o Labmar utiliza as melhores ferramentas disponíveis, como a sonda hidráulica de monitoramento de Solo SHM 15, que opera com tecnologia Hollow Stem Auger (trado helicoidal oco), e Direct Push, para construção de poços de monitoramento e coleta de amostras ambientais sem a necessidade de utilização de fluidos de perfuração, tecnologias recomendadas pela CETESB para nos processos de diagnóstico de áreas contaminadas por diminuir a possibilidade de contaminação das amostras para análises físico químicas.